Projetos

Mapeamento de ambientes utilizando Kinect (LabicKinect)

  • Status: em andamento.
  • Descrição: A grande recepção ao Kinect, acessório vendido junto ao videogame Xbox 360, da Microsoft, tornou possível a popularização do que chamamos de Câmeras RGB-D. Esse tipo de dispositivo é capaz de capturar imagens associadas a informações de profundidade-por-pixel, graças a uma câmera RGB e sensores infravermelho. O projeto tem como objetivo extrair características relevantes da entrada do Kinect para que seja possível associar várias capturas, de modo a formar um mapa 3D do ambiente sendo visto. Com a construção de um mapa do ambiente, o projeto vai além e tenta, simultaneamente, resolver o problema do SLAM (Simultaneous Localization and Mapping), um problema bastante estudado na área da robótica e que servirá para integração a outros projetos do laboratório, auxiliando a orientação de um robô explorador autônomo. Para alcançar o objetivo, a pesquisa busca associar técnicas de processamento de imagem (visão computacional) a métodos de orientação absoluta (alinhamento) e métodos de otimização de erro para a reconstrução virtual de ambientes.
  • Página do projeto: http://www.labic.nce.ufrj.br/projetos/labickinect/

Robô inteligente

  • Status: em andamento.
  • Descrição: Este projeto está associado à pesquisas desenvolvidas pelo grupo MASI (Metodologia e Arquitetura de Sistemas Inteligentes) da pós-graduação em informática da UFRJ. Sistemas computacionais capazes de resolver problemas reais que exigem soluções complexas vêm sendo desenvolvidos, através da aplicação de técnicas de inteligência artificial e computacional (p.ex., aprendizagem de máquina, lógica nebulosa). O MASI desenvolveu um robô virtual, cujo conhecimento é descrito por um sistema nebuloso, e capaz de se deslocar num ambiente virtual composto por muros e obstáculos em posições aleatórias. Este robô tem sido testado via simulações, sobretudo o controle e a estabilidade de deslocamentos, quando da retirada de regras que modelam seus conhecimentos, simulando redução de capacidade. Os resultados obtidos nos levaram ao novo projeto de pesquisa ROBÔ INTELIGENTE (RI), cujo objetivo é construir um robô que resolva tarefas tipicamente humanas, relacionadas a reconhecimento e tomadas de decisões. O RI será autônomo, embarcável e parametrizável, permitindo alterações síncronas de contexto e de escopo de ações.

Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Inteligentes

  • Status: em andamento.
  • Descrição: Este projeto visa aplicar técnicas de Inteligência Computacional no desenvolvimento de jogos inteligentes. Dentre as técnicas empregadas podemos citar como exemplo, Lógica Nebulosa, Algoritmos Evolutivos, Redes Neurais e Sistemas que incluam estas técnicas em conjunto. Em uma primeira fase estamos aplicando estas técnicas no desenvolvimento de Jogos de açao inteligentes. Procuramos cria jogos em que o grau de dificuldade ou facilidade varia de acordo com o adversário. O sistema de controle do jogo deve procurar aprender com seus oponentes humanos e se adaptar as suas técnicas. Dentro deste projeto estamos procurando criar uma massa crítica de alunos de Computação interessados na área de modo a criar um grupo de pesquisa nesta área. Com base neste objetivo temos tomado algumas iniciativas, tais como, oferecimento de disciplinas eletivas no curso de graduação em informática da UFRJ e definição de projetos de desenvolvimento de jogos nos cursos de programação da Informática UFRJ.

Controlador de Lógica Nebulosa para Arduino (LabicFuzzyC)

  • Status: concluído.
  • Descrição: Biblioteca capaz de importar sistemas Fuzzy gerados no MATLAB e embarcar em projetos baseados em Arduino, para uso em dispositivos com arquitetura extremamente limitada.
  • Página do projeto: http://www.labic.nce.ufrj.br/projetos/labicfuzzyc/

Neurolog REDE

  • Status: em andamento.
  • Descrição: O objetivo deste laboratório, em parceria com a ONU, é fundamentar a Educação de milhões de crianças de acordo com o paradigma da Metacognição, através da informatização de meios mediacionais inovadores (jogos metacognitivos), aplicados e corelacionados à pesquisas em Neurociências. O projeto inclui o objetivo de oferecer meios de facilitação ao desenvolvimento cognitivo-lingüístico de crianças com atrasos no desenvolvimento, privação cultural, deficiência ou patologias psico-neurológicas, através da ludicidade e da informática. As estratégias de programação de softwares agrupam-se de acordo com os seguintes módulos de trabalho: Avaliação Histórica e Psico-social, Avaliação Clínica, Neurológica e Psiquiátrica, Avaliação neuropsicológica, Avaliação Neurofisiológica (EEG Quantitativo) e Neurofuncional (MRI), Programação da reabilitação Cognitivo-lingüística e Neuropedagogia: Jogos computadorizados e Metacognição. As pesquisas implicam na construção, continuamente experimental, de plataformas informatizadas inter-institucionais que contém 10.000 jogos representativos das grandes áreas do processamento cognitivo-lingüístico. Estas plataformas especializadas, também promovem o acesso à comunicação integrativa, promovendo a aprendizagem colaborativa entre pesquisadores e profissionais, além de estarem voltadas para a prestação de serviços, capacitação técnica e incentivo a pesquisa, incluindo as interfaces com as áreas de Assistência social, Saúde, Justiça e Direitos Humanos.

OCR Celular: Um sistema móvel para fiscalização de veículos

  • Status: em andamento.
  • Descrição: O objetivo é embarcar em um aparelho de telefonia celular o sistema de reconhe-cimento automático de placas OCR (Optical Character Recognition) que foi de-senvolvido e vem sendo comercializado pela Kognitus. O projeto visa aproveitar todos os avanços tecnológicos hoje disponíveis em um aparelho de telefonia celular e embarcar no aparelho uma aplicação que possibilite a captura de imagens de veículos parados ou em movimento, o reconhecimento automático da placa do veículo, a transmissão do número reconhecido a um servidor remoto, a consulta a informações atualizadas sobre o veículo, o registro da operação e apresentação, imediata ao operador do telefone celular.

Sistema de Reconhecimento de Texto Manuscrito – NeuroTexto

  • Status: desativado.
  • Descrição: Projeto para reconhecimento automático de formulários e textos manuscritos. Consiste na concepção e desenvolvimento de um sistema capaz de capturar e reconhecer automaticamente textos manuscritos escritos em formulários pré-impressos, tipo formulário de inscrição em concursos ou cadastramento em bancos.

Identificação por Imagem da Primeira Gota de Destilação em Batelada – CENPES

  •  Status: concluído.
  • Descrição: Pesquisar, conceber e implementar um modelo computacional que monitore o processo de formação da primeira gota na destilação em batelada. Caberá ao sistema, de forma automática, detectar o momento exato de desprendimento da primeira gota de óleo. O sistema terá por base a captura da imagem do processo de destilação em tempo real e do processamento da imagem obtida com a finalidade de detectar a formação e o momento da queda da primeira gota formada. A finalidade maior da pesquisa será a concepção e a implementação de um equipamento e de uma metodologia de operação, com a finalidade de poder substituir o processo atualmente utilizado num dos equipamentos do laboratório do CENPES. O projeto será concluído mediante a instalação e teste do sistema na Unidade de Destilação em Batelada. Os termos e condições de teste serão detalhados no documento de Especificação Física e Lógica do Sistema.